Total de visitas: 17709
Informática na educação

Quarta-feira, 19 de Novembro de 2008

ABC do Sebran

Mais uma opção de software gratuito!! Trata-se do ABC do Sebran, lá encontramos figuras coloridas e jogos educativos que auxiliam as crianças no processo de aprendizagem da leitura, escrita e também na matemática. O programa é executado em diversos idiomas, entre eles o Português. São doze tipos diferentes de exercícios.

Uma resenha do ABC do Sebran
"Nunca houve um programa infantil tão simples e especial como esse. Para as crianças aprenderem suas letras e números, Sebran oferece um ótimo ambiente de diversão e descobertas. As crianças podem jogar Forca, Memória e Gotas de Chuva ou aprender matemática, praticando adição, subtração e multiplicação. Este programa é um ótimo caminho para iniciar a aprendizagem das crianças no computador, e muitos professores de Pré-escola e das primeiras séries do Ensino Fundamental farão do Sebran parte de seu trabalho."
-kidsdomain.com

Faça o download do Sebran aqui (Tânia, ao clicar neste link você será direcionada para o site "Baixaki" onde encontrará as instruções para instalar o Sebran, qualquer dúvida envie um email pelo link acima, a direita. Não sei se consegui ajudar, mas como não enviou teu email, esta foi a única maneira que encontrei de responder a tua dúvida)


 

Segunda-feira, 22 de Setembro de 2008

CHILDSPLAY: Software Educacional

Em especial aos meus alunos que estão com dificuldades para baixar o "Childsplay":
Cliquem abaixo no link "download" e depois sigam as instruções. Qualquer dúvida me procurem na escola, OK?!


Childsplay é uma suite de games educacionais muito interessante como fonte de aprendizado para crianças no ensino básico e/ou fundamental. Ele usa bibliotecas SDL de desenvolvimento, o que possibilitou a criação de animações e jogos com sons muito instrutivos e fáceis. Childsplay usa um sistema de plugins para a suite de jogos, o que possibilita uma grande flexibilidade, é só você adicionar os plugins de determinado jogo e pronto, fica a seu critério.

Pode ser usado nas escolas a custo zero, numa junção perfeita de Linux e Childsplay, pois é um software livre licenciado sob GNU GPL e disponibilizado para GNU/Linux, FreeBSD e plataformas Windows(98/ME/2k/XP).

Você pode checar o repositório de plugins do Childsplay para conferir a grande variedade de jogos educacionais que você pode instalar.

Fonte: Viva o Linux, por Matheus Santana Lima.

Visite a página oficial e faça o download.
Veja alguns screenshots do software.

Domingo, 21 de Setembro de 2008

Turma do Saber

Mais um site educacional para o público infantil:

Turma do Saber!!

Com um visual colorido e lúdico vai permitir que as crianças aprendam sobre vários assuntos do nosso dia a dia. De forma interativa a criança vai navegar e descobrir coisas incríveis!
No Turma do Saber você vai encontrar histórias em quadrinhos, games, notícias, novidades, um jornal infantil e muito mais.

Acesse, clicando aqui.

Terça-feira, 19 de Agosto de 2008

Sudoku na aulas de informática? Porque não?

Sudoku, é um quebra-cabeça de origem japonesa, baseado na colocação lógica de números, independente de ordem numérica crescente ou decrescente, desde que seja completado cada quadrante com os números de 1 a 9 sem que os mesmos se repitam nas linhas horizontais ou verticais.

O objetivo do exercício contínuo do Sudoku leva o aluno a buscar desafios cada vez mais complexos. Trabalha o desenvolvimento do raciocínio lógico, a concentração e a memória. A organização mental também é outra habilidade desenvolvida a partir do quebra-cabeça numérico.
O Sudoku é encontrado em banca de revistas, podemos também jogar on-line (em "Selecione um Jogo" você escolhe o Nível de dificuldade e um número qualquer de 1 a 110, entre os puzzles disponíveis) ou então baixar o jogo no seu pc, ao entrar no link indicado basta clicar em "Faça o Download", roda em Windows 98, NT, 2000, Millenium, XP, 2003 e Vista. Se você for usuário do Linux está disponível também para outros sistemas operacionais.
Aprenda a jogar aqui.

SITE DE VÍDEOS INFANTIS



Quem de nós em algum momento, fazendo busca de vídeos infantis, já não se deparou com algo totalmente impróprio para ser visto pelas crianças? Nos grandes portais encontramos vídeos de todos os tipos misturados aos vídeos infantis. Mas procurando material para minhas aulas me deparei com um site muito interessante: O Portal Vídeo Kids é um portal de vídeos infantis, selecionados, para entretenimento e educação das crianças. Somente os administradores do portal autorizam qualquer publicação e nenhum vídeo é disponibilizado sem ser rigorosamente avaliado. Lá você encontra: A Pantera Cor-de-Rosa, Clássicos Disney, Hello Kitty, Pepe Legal, Pernalonga, Turma da Mônica entre tantos outros. Vale à pena conferir.

Sexta-feira, 21 de Março de 2008

Edição de áudio usando o "Audacity"

Mais uma possiblidade para uso pedagógico com nossos alunos. Criar um programa de rádio com dicas de matemática? Ou então um programa com a História da Revolução Russa?? Ou quem sabe tudo isso, num super programa de rádio onde cada grupo de alunos irá trabalhar um tópico discutido em sala de aula?? Como?? O "Audacity é um software livre de edição digital de áudio. Dentre os recursos do programa, é possível: gravar e reproduzir sons, fazer edição simples (cortar, copiar, colar e apagar trechos do áudio), mixar faixas de áudio, efeitos digitais de som, entre outros. Após criar/editar o seu arquivo de som, você pode aproveitá-lo em vídeo, podcast, Voki... use a imaginação!
Comece copiando o audacity no seu computador (você pode usar o
baixaki). Depois, assista o tutorial abaixo que explica como editar:


Fonte: Educarede

Quer saber mais? Acesse:Edição de áudio usando o "Audacity"

Veja também: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Segunda-feira, 17 de Março de 2008

Veja o que dá para fazer no Google


Que o Google cresce a cada dia, isso não temos dúvida, mas após ler esta matéria da PC World, vi que ele cresce muito mais rápido do que podemos imaginar, por isso a matéria está aqui, na íntegra, para que ninguém perca nenhuma das possibilidades do Google.


"O Google possui várias ferramentas úteis que vão muito além de buscar conteúdos e imagens que, convenhamos, tornam a vida dos internautas muito mais conveniente na execução das tarefas do dia-a-dia.

Mas saiba que o Google oferece uma série de outros recursos, alguns pouco conhecidos, mas que podem ser muito úteis. Selecionamos alguns deles para você.

Faça cálculos e conversões
O Google Calculator pode realizar operações aritiméticas complexas e conversões de unidades de medida e até de câmbio.

Experimente digitar 12*12 para obter o resultado de uma multiplicação entre os dois números. , ou uma equação mais complexa, como 2^5+(2*42/2+35*3).

Conversões de todos os tipos também são aceitas. No caso de unidades de medida, pode-se, por exemplo, digitar 2 metros em jardas e o Google fará a conversão automaticamente.


Galeria: Google Doogles

Unidades de tecnologia também são manipuladas facilmente. Quer saber quanto vale um exabyte em megagytes? Digite: 1 exabyte em megabyte e pronto.

Quer fazer conversões de câmbio? Simples. Basta digitar, por exeplo, 30 dólares em reais para descobrir o resultado.

Googles específicos
O buscador tem sites de busca especiais, um para usuários Firefox, outro para Linux e um para os que buscam conteúdo em sites da Microsoft e até conteúdo para Apple.

Construa páginas
É possível usar o buscador até para construir sites. Faça isso com ajuda do Google Sites; o serviço é gratuito, tem opções úteis e é muito fácil de usar.

Lá você encontra dicas de como tornar seu site mais simples de usar e mais facilmente localizável pelos motores de busca.

Experimentos
Para os que gostam de estar por dentro de tudo o que há de novo no Google, o Google Labs oferece uma Busca Experimental, que permite uma busca em cinco maneiras diferentes, cada uma centrada em resultados específicos.

Me avise quando
Em vez de ficar desesperadamente tentando localizar um determinado conteúdo, peça ao Google que o avise quando tal informação seja adicionada à web.

O Google Alerts envia um e-mail cada vez que um termo escolhido para monitoramento for adicionado.

Vá além
Não está satisfeito? Nós também não e por isso fomos atrás de outras coisas legais para se fazer com o Google. Baixar a Google Cheat Sheet, que é um PDF de duas páginas com muitas informações úteis sobre o Google e seus serviços é um bom começo para entender tudo o que o buscador pode fazer por você.

Melhor ainda é o e-book gratuito "55 maneiras de se divertir com o Google" (55 Ways to Have Fun with Google). O livro de 228 páginas (em inglês) traz dicas sobre o Google, games, bobagens e conteúdo suficiente para matar uma tarde.

Um dos destaques é o The Image Quiz, que faz você adivinhar o termo de busca para uma quantidade de imagens. Também é possível aprender a encontrar recordes mundiais, ler logs de chats IRC que as pessoas não sabem que são públicos e navegar entre sites que imitam o Google, como o UnderGoos, site de busca de roupa íntima".

Fonte: PC World

 

 

Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2008

Brinco, logo aprendo – o uso educativo de jogos eletrônicos



Há muito tempo, o valor do “jogar” e do “brincar” é reconhecido na Educação. O uso de jogos e brincadeiras auxilia na formação global da criança e é uma forma prazerosa de aprender.
Nas últimas décadas, muitos tipos de jogos e brincadeiras foram desenvolvidos para a Internet e fazem enorme sucesso entre crianças e adolescentes. São apresentados nos mais diversos formatos, incluindo jogos de raciocínio e simulações, constituindo-se assim em um universo a ser explorado.
Para as crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental, os jogos podem contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora, atenção, levantamento de hipóteses e resolução de problemas, leitura e escrita em múltiplas linguagens, além de promover a vivência de comportamentos cooperativos.


Veja Sugestão de sites com jogos e brincadeiras

Turma da Mônica
Júnior
Ecokids
Sítio dos miúdos
Smartkids
Divertudo
Estadinho
Site do Senninha
Duende
Rede Escola
Trem Encantado
Iguinho
Crianças Uol
Guri
Kidleitura

Fonte: Caderno de Orientações Didáticas - Tecnologias na Educação

Planejar é Preciso


As aulas estão iniciando e mais uma vez nos deparamos com a necessidade de planejarmos as atividades a serem desenvolvidas com nossos alunos. A quantidade de textos disponíveis sobre o assunto é imensa, mas no site Educarede o "Planejamento do Ensino" é muito bem comentado e analisado.
Transcrevo o primeiro parágrafo da matéria: " Por que planejar?"

"O papel da escola na construção de um país mais justo é fundamental, e ele se concretiza pela ação educativa. Desse modo, o trabalho do educador é tão complexo e importante que não pode ser improvisado. Cada professor, conhecendo os alunos com os quais trabalhará, tem de saber o que vai ensinar, para quê e como fará isso ao longo do trabalho educativo. Assim também, a escola como um todo, a partir das diretrizes gerais para a rede pública, define-se estabelecendo prioridades e ações, ou seja, seu Projeto de escola.

Planejar é prever e organizar as ações com determinadas finalidades, para se conseguir atingir mudanças."

Domingo, 11 de Novembro de 2007

Só a educação é a semente do futuro

Veja o vídeo que encontrei vasculhando a internet!!

Apresentação dos ideais da educação a distância (e-learning) e de um grupo de "fazedores destes ideais" Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.- Texto e Criação por Lígia Futterleib- Música de fundo: Semente do Amanhã, Gonzaguinha(Lígia Futterleib é professora universitária e Consultora em Educação a Distância - https://www.escoladeeducador.com.br)- (descrição coletada no Youtube)

No final clique no "Menu" e veja outros vídeos sobre o assunto!
Parabéns à Profª Ligia Futterleib e toda equipe!!

Sábado, 13 de Outubro de 2007

Metodologia ou Tecnologia??

Sabemos que a informática na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se em mais uma possiblidade que o professor pode contar para a realização do seu trabalho; desenvolvendo atividades que propiciem uma reflexão por parte do aluno e realizando a interação entre as diversas disciplinas e os recursos que esta oferece.
Utilizando a informática a serviço de projetos educacionais, propiciamos ao aluno as condições de trabalharem à partir de temas ou atividades sugeridos em sala de aula, onde com os recursos tecnológicos poderão ampliar seu conhecimento e melhorar o aprendizado.

O vídeo abaixo deixa bem clara a idéia de que qualquer instrumento de ensino, desde o mais simples até o mais complexo só será válido quando o professor souber "como" utilizar o mesmo. De que adianta a tecnologia se a forma de ensinar continua sendo a mesma?

Assista o vídeo e reflita: "Como você está usando a tecnologia com seus alunos ??"



Leia mais sobre o assunto:

O Computador nas Escolas
O Uso Inteligente do Computador na Educação
Diferentes Usos do Computador na Educação

Terça-feira, 9 de Outubro de 2007

Google Earth nas Estrelas


Vejam mais uma possibilidade do Google Earth. À partir da versão 4.2 ele permite ver as estrelas e diversos corpos celestes com fotos de telescópios e formação de constelações.

Para utilizar nas aulas de geografia, já era excelente com as ferramentas que oferecia, imaginem agora com mais esta opção!!

Veja abaixo um vídeo com a demonstração para utilização!!


Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007

Google lança Editor de Apresentações


Tenho usado de maneira constante o Google docs para edição de textos colaborativos. Tem sido uma experiência muito prática para o desenvolvimento de atividades em grupo sem a necessidade do encontro presencial. Agora, como já havia sido anunciado, temos mais uma novidade do Google, o "Editor de Apresentações". Segue abaixo o texto na íntegra, publicado no site: Vivência Pedagógica

"O GoogleDocs já era utilizado para edição de textos e planilhas on-line de forma colaborativa.

Agora podemos publicar Power Point produzido com o Office da Microsoft e disponibilizar para a colaboração, ou até mesmo iniciar a produção de slides diretamente da Web.

Uma possibilidade interesssante acrescentada é o recurso de chat. Agora é possível compartilhar a apresentação e agendar um "evento" para discuti-la com outros interessados. Veja um exemplo acessando a apresentação que compartilhei sobre Projeto Político Pedagógico.

É mais um recurso que não foi criado exatamente para o contexto educacional, mas que pode ser utilizado desta forma."

O vídeo a seguir mostra de forma criativa os conceitos envolvidos no GoogleDocs (em inglês)



Terça-feira, 21 de Agosto de 2007

Programa cria tutoriais em vídeo

"Fazer um tutorial em vídeo é fácil com o software Webinaria 1.0. Ele captura as imagens da tela, o som que entra pelo microfone e depois salva tudo em um arquivo AVI.
O programa permite a configuração da taxa de quadros por segundo e tem ferramentas para fazer edições simples, como cortes. O vídeo gerado pode ser convertido para o formato Flash, utilizado pelo YouTube.
A interface é bem organizada, tornando a utilização do Webinaria intuitiva. Quando o usuário escolhe a opção de começar a gravar, o software fica minimizado na Área de Notificação do Windows, por onde se tem acesso aos comandos básicos. "


Fonte: Plantão Info
Para baixar o Webinaria, clique aqui.

Domingo, 8 de Julho de 2007

Aplicação de Mapas Conceituais em Sala de Aula


Durante meu persurso pelo curso de graduação estudamos as várias possiblidades do uso de mapas conceituais para melhorar o aprendizado dos alunos. O grande problema quando chegamos nas escolas é a falta de recursos operacionais para podermos utilizar esta valiosa ferramenta. Muitas vezes falta hardware que possiblite o bom desenvolvimento do trabalho. Mas navegando por esse imenso mundo virtual acabei encontrando uma ótima proposta da utilização dos mesmos, utilizando o Power Point, isso mesmo!! O Power Point, isso é maravilhoso!!
Disponibizo abaixo o texto principal da matéria, ao entrarem na página da Microsoft tem um link, à direita, que os levará a apresentação do projeto, é espetacular, pois está montado para nós, professores, utilizarmos com nossos alunos, vale à pena conferir.

"Para auxiliar a compreensão e a fixação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, preparamos o projeto Mapas conceituais para ajudar os seus alunos a organizarem seus estudos e se prepararem para as avaliações.

Os mapas conceituais podem ser utilizados como uma estratégia de estudo já que, inclusive na sua confecção, o aluno tem acesso ao conteúdo e pode administrá-lo da forma que achar mais coerente. Com as informações em mãos, ele deverá julgar o que é mais ou menos importante para a realização do trabalho, levando em consideração que tipo de conhecimento que se quer representar.

Semelhante aos diagramas, os mapas conceituais, ligam conceitos e descrições por meio de palavras-chave sobre um mesmo tema. São construídos constituindo uma forma hierárquica, ou seja, do mais abrangente conceito, seguido por um intermediário, até o mais restrito e é, sobretudo, uma poderosa ferramenta para diversas áreas do ensino e da aprendizagem escolar, como planejamentos de currículo, sistemas e pesquisas em educação.

Dê a chance de seus alunos entrarem em contato com um tipo de estudo diferenciado. Você vai ver como isso pode mudar a maneira que eles enxergam os estudos."

Veja mais em: Aplicação de Mapas Conceituais em Sala de Aula

Sábado, 30 de Junho de 2007

FINALZINHO DO SEMESTRE ...

Olá! Agradeço os emails recebidos do pessoal do grupo, perguntando por onde eu ando que não publico mais ???!!! Afinal de contas um blog tem que ter publicações quase que diárias não é mesmo?? Então resolvi responder aqui pelo blog, para que a resposta seja para todos !!! Este semestre exigiu muito de mim, tanto na faculdade quanto nas escolas onde trabalho. Na verdade não estive afastada do blog, pois desde março tenho trabalhado neste assunto com meus alunos. Vejam ao lado em "Blogs dos Alunos" quanta coisa eles tem produzido. Tenho acompanhado as discussões no grupo, e saibam que muitas vezes gostaria de ter ajudado com dicas, sugestões, etc. mas o tempo não me permitiu ... Mas agora estamos chegando ao final deste semestre e espero em breve retornar com muitas coisas novas para a leitura de todos!! Abraços a todos que aqui chegarem!!

Segunda-feira, 30 de Abril de 2007

Laptop de U$100 sobe para U$175

O “One Laptop Per Child” (Um laptop por criança) de U$100 teve um aumento em seu preço. A Organização anunciou que o mesmo irá custar U$175.

Um dos motivos do aumento (senão o principal motivo), foi de que como todos sabiam, o Laptop iria rodar 100% com softwares livres agora vai ter a possibilidade de rodar o Windows. Mas segundo a empresa, não foi somente este o motivo do aumento, todos os gastos como matéria prima, fabricação e distribuição foram influentes neste aumento. Agora fica a dúvida de quantas notícias como esta teremos até que ele seja liberado mundialmente, e com todos esses aumentos o projeto ainda vai ser uma boa opção aos governos para dar maiores oportunidades de ensino às crianças?

Fonte: InDrops

Domingo, 22 de Abril de 2007

Um pouco sobre Inteligência Artificial !!

“A reportagem “Brasileiro Voador” (CartaCapital 376, págs. 8 a 13), assinada pelo jornalista Flavio Lobo, traz um perfil do cientista Miguel Nicolelis e mostra o empenho do pesquisador brasileiro em desenvolver mecanismos de interação entre a mente humana e as máquinas. Os experimentos citados na matéria jornalística, mesmo que indiretamente, contribuem para o avanço dos estudos sobre a chamada Inteligência Artificial. Para entender melhor esse conceito, uma rápida volta no tempo pode ser bastante útil. Na década de 60 no desenho animado Os Jetsons, no qual uma família é servida por uma empregada-robô. Rose não só faz todo o serviço doméstico, como também interage com os seus donos, conversando e participando plenamente da vida familiar. Seu principal atributo não é a execução de tarefas básicas – lavar roupa, varrer a casa, etc. Isso faria do robô apenas um eletrodoméstico a mais. O que a singulariza é a sua capacidade de entender e elaborar instruções. E de interagir com seres humanos como se fosse um. O horizonte da Inteligência Artificial está todo contido nesta fantasia ficcional: a criação de uma entidade com inteligência ou personalidade humana, sem ser humana.”

 

Mais adiante surge a pergunta: “O que distingue a Inteligência Artificial da Ciência da Computação?” e podemos afirmar que a IA trabalha com comportamento inteligente na sua criação, enquanto que na ciência da computação temos apenas “automatização de procedimentos." (...) Um sistema inteligente toma decisões, recorre a informações não previstas originalmente e pode chegar a conclusões inesperadas, o que não ocorre num programa desenvolvido para realizar determinados procedimentos. O software não interage e na IA existe a interação.

Texto extraído do site "Carta na Escola"

Leia mais sobre Inteligência Artificial:

Inteligência Artificial na Educação

Inteligência Artificial, Educação de Crianças e o Cérebro Humano

Inteligência Artificial além dos limites do homem

Inteligência Artificial - Mito e Ciência

Domingo, 15 de Abril de 2007

Ética na Internet e Agressões On-Line

Visitando o blog Discurso Citado da colega Lilian Starobinas encontrei este vídeo maravilhoso que está logo abaixo. Como na escola estamos discutindo com os alunos o tema "Ética na Informática" penso que estou fazendo a publicação deste vídeo em momento muito oportuno. O texto que segue é a introdução do trabalho que estamos discutindo em sala de aula, este texto não é de minha autoria, foi criado a partir de uma vasta pesquisa na internet sobre o tema abordado. No final deixarei os links para vocês.

"Quando se fala sobre as regras de convivência no mundo real, elas são muito claras para a maioria dos jovens, mas quando o assunto é o espaço virtual, a história se complica. Basta ver o crescente número de queixas do cyberbullying, roubo de senhas do Messenger e até falsas páginas do Orkut que utilizam dados de outras pessoas. A cada dia mais envolvidos com a internet e suas diversas ferramentas, os adolescentes, muitas vezes, infringindo códigos de ética, desrespeitando o que é um bem privado, sem ter a noção de que estão fazendo algo errado. Uma preocupação constante entre os educadores e pais antenados de hoje é o estímulo ao uso honesto, responsável e cidadão da tecnologia. Como a internet oferece de tudo, inclusive a possibilidade do anonimato e possível impunidade, existe a tentação de se aproveitar desse "manto de invisibilidade" e fazer coisas que não são exatamente honestas ou legalmetne aceitáveis. Muitas escolas já perceberam a necessidade de discutir com seus alunos quais os limites éticos ao se utilizar estas novas tecnologias e este bate-papo vem gerando bons resultados."

O vídeo intitula-se "Show de Talentos", foi produzido pelo AdCouncil (Conselho de Publicidade dos EUA, e existe desde 1942). Trabalha de uma maneira muito inteligente a conscientização anti-difamação na internet.



Leia: A Ética das Palavras e Ações
A Informática nas Escolas
Delitos Virtuais - Adolescentes desconhecem os limites da ética na Internet.
Ética na Internet ou Internet com Ética?

Terça-feira, 3 de Abril de 2007

Tecnologia rompe limites de livros e lousas.


Um corpo humano, semidissecado, flutua na lousa em cores vivas. Com um toque de dedo, o professor, atento à reação dos alunos, abre a cavidade torácica e expõe o coração, que bate com vigor. O som das batidas estremece a sala. Vários olhinhos atentos acompanham o fluxo de sangue pelo corpo até chegar ao cérebro.

O que parece um conto de ficção científica dos anos 1950 digno de Isaac Asimov nada mais é do que a realidade do ensino em algumas escolas hoje. A aula descrita acima acontece regularmente no Colégio São Luís, tradicional escola católica de São Paulo. (...)

Em Joinville, (foto acima) os alunos da escola municipal CAIC Mariano Costa soltam o verbo e registram tudo no PC, fazendo um podcast sobre o que rola no colégio e no mundo. A professora, em vez de reprimir, conduz o processo, ensinando os alunos a operar softwares de áudio e garantindo a cooperação entre eles. Nenhuma palavra é dita ao acaso, tudo segue um cuidadoso projeto pedagógico.

A sacada hoje é aplicar o poder da tecnologia para amplificar a experiência de ensino. Em vez de dar aulas de Word, os professores estimulam a redação criativa dos alunos. As coisas estão bem diferentes do que eram no final dos anos 80, quando as aulas de informática começaram a ser introduzidas nas escolas. (...) A idéia, no começo do boom da informática no Brasil, era ensinar os alunos a usar o computador e suas ferramentas básicas. Hoje em dia, esse conceito se tornou obsoleto. (...)

O grande barato da nova escola é usar o computador como ferramenta de apoio ao aprendizado, sempre em sincronia com o projeto pedagógico da escola.

A tecnologia tem o seu papel se tiver propósito, especialmente se romper os limites dos livros, lousas e cadernos.

Agora usamos o PC como ferramenta de reforço e desenvolvimento, que estimula o raciocínio e habilidades para a vida”, afirma a educadora Regina Simões, responsável pelo Colégio Santa Maria. (...)

A internet também pode ser uma poderosa aliada no processo de aprendizado. Além de permitir o acesso instantâneo a uma infinidade de informações, a rede mundial também propicia a integração de alunos e professores de várias escolas do mundo.

A web não serve só para pesquisa, permite que os alunos publiquem seus trabalhos e repliquem o conhecimento, comunicando-se entre si”, diz a pesquisadora Silvia Fichmann, do Laboratório de Investigação de Novos Cenários de Aprendizagem da Escola do Futuro na USP. “Os professores ainda têm que melhorar. Eles devem saber orientar melhor os alunos sobre onde existe informação boa ou ruim na rede”, completa.

Leia matéria completa no Caderno Link do Jornal "O Estado de São Paulo"

Sexta-feira, 30 de Março de 2007

Utilização da linguagem da internet em sala de aula


É comum ouvir, principalmente entre os professores de português, opiniões diversas sobre o uso da linguagem da internet em sala de aula. É normal nas salas de bate-papo, MSN, Orkut,emails e todas as outras formas de comunicação via web encontrarmos palavras que não estão presentes em nosso dicionário. Certamente as abreviaturas vc, aki, bijins, blz, Kd , ctaí?, ctafim?, kirida, brigadu e falow , entre tantas outras, já foram vistas por você em alguma conversa on-line. Mas o que dizem os especialistas em língua portuguesa?
Será que esta nova linguagem, que já existe sim, e não temos mais como ignorá-la, poderá prejudicar o aprendizado do português correto entre nossos alunos?

Vamos ver o vídeo e abaixo alguns links com discussões e entrevistas de especialistas no assunto:

Animacao sobre a utilizacao da linguagem da internet em sala de aula



Programa "Entre Aspas" da Globo News com entrevista sobre o "Internetês", onde a pergunta é: "Será que essa nova comunicação, cheia de abreviações e novas simbologias, ameaça a língua portuguesa?"

Excelente entrevista sobre a A Linguagem Utilizada na Internet

Professores ensinam a transformar a informática numa aliada em sala de aula.

Internetês: uma ameaça ao idioma?

Alunos incorporam linguagem da Internet

Desconstruindo mitos sobre internet e comportamento dos jovens

A chance de vencer o atraso no ensino


A Revista Época, edição 461, publicou matéria sobre o uso dos computadores na educação. Sabemos que o computador deve ser utilizado não como um fim, mas sim como um meio para desenvolver as potencialidades do aluno.

"Foi a internet que revelou o grande potencial da tecnologia para a educação. Quando os primeiros computadores chegaram às escolas brasileiras, em meados dos anos 90, o ensino com as máquinas se restringia a aulas técnicas, de como mexer em alguns aplicativos. "Era muito limitado mesmo. Ensinávamos a mexer no Word ou a fazer planilhas", diz Valdenice Cerqueira, coordenadora de tecnologia educacional do Colégio Dante Alighieiri de São Paulo. Com a internet, a partir da virada do ano 2000, o ensino se transformou. Blogs, pesquisas em sites, vídeos do YouTube, podcasts, intercâmbio virtual com outras escolas do mundo, bate-papos, fóruns on-line, tudo virou ferramenta pedagógica. "Com todo esse instrumental, não só o professor passa a ser autor, mas também o aluno se transforma em produtor de conhecimento", diz Sonia Bertocchi, coordenadora de interatividade do portal Educarede. Essa inversão de papéis é uma das principais mudanças na educação atual. A tendência é que desapareça a escola que estamos acostumados a ver: professor de um lado, ditando conteúdo, e alunos de outro, anotando. "O computador resgata o papel real da escola, que é fazer pensar sobre as coisas que estão no mundo. Vai acabar a decoreba que não serve para nada", afirma Ana Teresa Ralston, gerente de projetos educacionais da Microsoft Brasil. Nessa nova escola não cabem mais perguntas como "o que foi o Romantismo?". Isso os alunos acham com poucos cliques em algum site de buscas. "O que os alunos têm de fazer é pensar como o Romantismo mudou os rumos da história da literatura", diz Valdenice, do Dante Alighieiri".





Leia aqui reportagem completa.

Domingo, 18 de Março de 2007

Alunos com deficiência auditiva ganham livro digital em Libras

Professores de 3.152 escolas públicas de todos os Estados e do Distrito Federal contam agora com um novo instrumento para ajudar na alfabetização de alunos com deficiência auditiva. Este ano, o Ministério da Educação (MEC) distribuiu 16,5 mil exemplares da publicação Alfabetização e Projetos, da Coleção Trocando Idéias, o primeiro livro didático brasileiro elaborado para atender as necessidades de estudantes surdos em alfabetização, com conteúdo em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Destinada a estudantes da 1ª série do Ensino Fundamental, a publicação é composta de duas partes: uma impressa, que é igual à destinada a estudantes não-surdos, e outra digital, um cd-rom específico para alunos com deficiência auditiva. Quando o aluno clica num ícone de televisão que vem na frente cada título, atividade ou questão em português, abre-se uma janela em que um intérprete de Libras apresenta o conteúdo.

“Eles [alunos surdos] sempre recebem menos, e agora, com esse material, eles vão poder trabalhar de igual para igual. Não adianta incluir na escola uma criança simplesmente para ela ter o lado social, tem que ter o lado de conteúdo também”, defendeu Pereira.

Leia mais em: CORDE - Coord.Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência

Veja mais sobre Lingua de Sinais :

Lingua Brasileira de Sinais - Wikipédia

Libras - Portal do Governo do Estado de São Paulo

FENEIS

Acessa SP - Inclusão Digital

Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngüe: Lingua Brasileira de Sinais Brasileira.

Lingua Brasileira de Sinais - Uma Conquista Histórica



WEB 2.0 e algumas de suas aplicações !!


Esta matéria recebi do "Dicas-L", escrita por Renato Rudnicki:

"Para quem não entendeu ainda o que é web 2.0, vou dar uma rápida explicação sobre o assunto. A web 2.0 na verdade funciona de forma com o usuário possa tirar o máximo de proveito possível dos softwares que rodam nela. Neles, os softwares são eternos betas, com objetivo de estarem sendo corrigidos, alterados e melhorados o tempo todo de acordo com o seu uso, pelo usuário. Algumas aplicações Web 2.0 permitem a personalização do conteúdo mostrado para cada usuário, sob forma de página pessoal, permitindo a ele a filtragem de informação que ele considera relevante. Maiores informaçoes pode ser encontradas no wikipédia, ou no google ;).

Com a evolução da web 2.0, os programas online estão cada vez melhores e indispensáveis. Editores de texto, publicadores, comunicadores, organizadores e muitos outros programas estão disponíveis na web. Veja alguns exemplos de aplicações da web 2.0 em "Web 2.0 e algumas de suas Aplicações"

Sexta-feira, 16 de Março de 2007

Aquecimento Global

Pesquisadores já alertavam havia várias décadas que o planeta sentiria no futuro o impacto do descuido do homem com o ambiente. As previsões, contudo, diziam que os efeitos só surgiriam daqui a mais trinta ou quarenta anos. Sinais recentes, como ondas de calor inéditas e furacões avassaladores, mostram que a catástrofe causada pelo aquecimento global já teve início. E o pior: a ciência não sabe como reverter esses trágicos sintomas. A saída para a geração que quase destruiu a sua espaçonave Terra é adaptar-se a secas, furacões, cheias e incêndios florestais.
(fonte: VEJA on-line)


Será que é isso que queremos para nosso planeta?



O Aquecimento Global pode ser evitado!!

Ecologistas defendem soluções caseiras para luta contra efeito estufa

Aquecimento Global: O homem precisa saber como se relacionar com o fenômeno.

The Green Iniciative : é um grupo de técnicos de diferentes áreas de conhecimento que, através de uma óptica holística, busca soluções ambientais para tornar produtos e processos produtivos menos agressivos ao meio ambiente.

Algumas soluções para o Aquecimento Global

É irreversível, mas vamos fazer parte da solução! Leiam esta matéria excelente com Elisabet Sahtouris Ph.D. é bióloga evolucionista, futurista, autora, palestrante e consultora em Design de Sistemas Vivos. Apresentando a importância dos sistemas biológicos no design organizacional, ela já esteve nas Américas do Norte, Sul e Central, Europa, Asia, Africa, Australia e Nova Zelândia. Cidadã americana e Grega, com Ph.D. canadense. Realizou seu doutorado atuando no Museu de Historia Natural em Nova York, ensinou na Universidade de Massachussets e no M.I.T, para a Horizon/Nova Tv onde atuou como cientista escritora.

O programa semanal Cidades e Soluções da Globo News apresentado por André Trigueiro busca por soluções para um mundo sustentável e este é o objetivo do programa que destaca iniciativas que já dão resultado e podem ser reaplicadas num país onde 80% da população vive em cidades. O Cidades e Soluções é o primeiro programa neutro em carbono da televisão brasileira, plantou 14 árvores para neutralizar a emissão de gases que a edição do programa provocou. Todas as edições do programa que vai ao ar aos domingos às 21:30, têm Selo Iniciativa Verde - Carbon Free, tornando-se o primeiro da televisão brasileira a ter suas emissões de carbono totalmente neutralizadas. Veja o programa na íntegra : "Como neutralizar as emissões de CO2?"







CALCULADORA DE CARBONO. HÃ?

Temos que diminuir, pelo menos neutralizar as emissões de dióxido de carbono que estamos soltando na natureza. Para você saber com certeza a sua participação nesta história, calcule quantas árvores você tem que plantar por ano, para no mínimo, não ser um agente causador de aquecimento global. A Iniciativa Verde te ajuda, clique aqui.




PORQUE VIVER EM UMA ECOVILA?

Existem pessoas que há muito tempo desejam viver perto da Natureza, da fraternidade e das dimensões superiores da existência. O contato com a Natureza, seus ritmos e ciclos faz a vida mais plena de serenidade e alegria, visto que durante milênios nossos antepassados sempre estiveram muito ligados a ela.
EcovilaClareando - clique aqui



THE MEATRIX

Um dos mais criativos filmes que já assistimos sobre o tema. Não resista








UMA VERDADE INCONVENIENTE
An inconvenient truth




A menos que diminuam as emissões de dióxido de carbono e outros gases, o aquecimento global causará uma mudança climática irreversível, que acabará com a vida como a conhecemos. Esta é a mensagem do filme, que inclui também exemplos preocupantes dos efeitos catastróficos do Aquecimento Global: as rachaduras no Ártico, as geleiras que desaparecem provocando inundações e a previsão no desaparecimento das neves do Kilimanjaro.

Pode ser que o documentário seja só alarmista, como afirma o The Wall Street Journal, pode ser... Mas funciona como um pai preocupado, ao questionar o filho por ter voltado para casa, mais uma vez, tarde da noite e embriagado: _ O que você está fazendo com você mesmo?

An Inconvenient Truth (2006) Conheça aqui o filme


Veja mais em: Porque a vida continua ...

Para finalizar, mais um vídeo que merece ser visto:

"Aquecimento Global: Causas, Efeitos e Soluções"





"Eu sustento meu otimismo como uma humilde estudante do nosso universo vivo, a Terra, que nos mostra claramente o caminho para superação desta crise adolescente para atingirmos a maturidade global futura" Elisabet Sahtouris

Domingo, 25 de Fevereiro de 2007


Há muita informação na Web. Mandar alunos "pesquisarem na internet", sem orientação e objetivo, é uma moda que pouco ajuda as pessoas a usarem as informações disponíveis na rede mundial de computadores de forma adequada. é um convite ao naufrágio no grande mar de informações ou um incentivo ao copiar-colar. Por isso, é preciso que os educadores criem formas efetivas de uso da internet para propósitos educativos, é preciso ter "método" para usar a Internet em educação. O espontaneísmo do "pesquisem na Internet" certamente não é um método. Um desses métodos é organizar desafios sobre um tema num formato que se assemelha às famosas gincanas. WebGincana é um modelo de organização de informações para usos estruturados de recursos da internet em educação. Ela coloca desafios de busca de informações e dados na internet, propondo um conjunto de questões cujas soluções dependem de leitura e interpretação dos recursos selecionados para a atividade.

 

Em vez de cingir-se apenas à busca de informações em recursos web, o modelo procura também apresentar aos alunos missões que decorrem de alguns conteúdos investigados. Tal inovação pretende dar ao modelo uma dinâmica característica dos aspectos lúdicos das gincanas em geral.

 

A idéia de estruturação do modelo WebGincana surgiu como resultado das investigações realizadas por Jarbas Novelino Barato sobre usos da internet em educação. Em 2004, o modelo foi testado em atividades de capacitação de professores na Universidade São Judas Tadeu e no Senac São Paulo, quando foram estabelecidos os seus padrões definidores. Em agosto de 2005, a partir de análises de produções dos alunos da Universidade e de ensaios feitos com educadores do Senac, Carlos Seabra e Barato conceberam a estrutura que define o modelo atual.

(Fonte: https://webgincana.utopia.com.br/testes/saibamais.html)

Leia mais em: WebGincana a Caça ao Tesouro na Web

Objetivos Educacionais do Modelo WebGincana

Veja alguns exemplos:

"O Velho Chico" - WebGincana sobre o Rio São Francisco.
"Saúde Bucal" - WebGincana sobre os principais cuidados e higiene dos dentes.

 





Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2007

MUTIRÃO-OBJETIVO

Iniciamos mais um ano letivo e aqui está o Mutirão Objetivo uma escola de referência em Caxias do Sul, com uma excelente proposta pedagógica, professores qualificados e com uma proposta de ensino inovadora. Aqui encontramos professores motivados a ensinar e aprender junto com seus alunos. Várias reformas físicas foram realizadas durante estas férias, trazendo a todos uma nova escola : colorida, alegre, alto astral.

Bem!! Estamos apenas começando , em breve terei mais novidades sobre a escola. Para saberem mais acessem a página do Colégio Mutirão Objetivo Caxias do Sul.

Deixo aqui belas palavras do escritor Rubem Alves :

"O estudo da gramática não faz poetas.
O estudo da harmonia não faz compositores.
O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas.
O estudo das "ciências da educação" não fazem educadores.
Educadores não podem ser produzidos.
Educadores nascem"



Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional